Max Planck e a Física Quântica – Vídeo




  • Max Planck e a Física Quântica – Vídeo

    Max Planck e a Física Quântica - Vídeo
    Max Planck e a Física Quântica – Vídeo

    Max Ludwig Planck nasceu em 23 de abril de 1858 na cidade de Kiel, no norte da Alemanha. Sua família tinha tradição no ensino: o pai lecionava Direito, avô e bisavô haviam sido teólogos. Max logo demonstrou talentos diversos, tanto para a música como para as línguas antigas, a matemática e a física.

    Ao encerrar o nível médio, aos 16 anos, perguntou ao físico Johann von Jolly se deveria abraçar a carreira de cientista. O amigo da família o desencorajou: na realidade, não havia mais nada de relevante a se pesquisar. Que tal música? Afinal, ele brilhara como soprano no coro infantil, tocava bem piano e órgão.

    Felizmente para a ciência e a técnica, o senso prático o impediu de seguir o conselho de Jolly, e o jovem se matriculou em Matemática e Física na Universidade de Munique.

    Podemos dizer que o pai da física quântica é Max Planck. Em 14 de dezembro de 1900, numa reunião da Sociedade Alemã de Física, Planck apresentou seu artigo “Sobre a Teoria da Lei de Distribuição de Energia do Espectro Normal”. Este artigo, a princípio, atraiu pouca atenção mas foi o marco de uma revolução na física.

    Vê o Vídeo:

     

    Sem Planck, muitas realidades do dia-a-dia de hoje não teriam sido possíveis, da energia nuclear à nanotecnologia, do computador ao aparelho de tocar DVDs.

    Michael Bonitz, diretor do Instituto de Física Teórica da Universidade de Kiel, “sem as idéias de Planck, seriam impensáveis o desenvolvimento dos transístores, do raio laser e os avanços da moderna tecnologia informática“.

    Um exemplo de como Planck inspirou a comunidade científica é o “efeito fotoeléctrico”. Sabia-se que uma superfície metálica emite um fluxo de energia (elétrons) sob a influência da luz, sem que se pudesse explicar o porquê!

    Em 1905 Albert Einstein aplicou com sucesso a hipótese quântica ao fenómeno, atribuindo-o à ação dos “fótons” – quanta de luz. Foi graças à intervenção de Max Planck que Einstein se mudou em 1914 de Zurique para Berlim. Pouco depois, irrompeu a Primeira Guerra Mundial. Assim como muitos de seus colegas, o conservador Planck assinou um nacionalista “Apelo ao mundo cultural”, fato que mais tarde lamentaria.

    Em 1919, recebeu retroactivamente o Prémio Nobel de Física de 1918 e atuou como um dos principais organizadores da ciência na República de Weimar. A partir de 1930, encabeçou o Instituto Kaiser Wilhelm.

    A Física Quântica descoberta por Max Planck é uma ciência que está apenas no inicio do inicio e muita coisa irá ser descoberta no decorrer de mais ou menos tempo e através delas muitos benefícios teremos. Uma melhor compreensão deste micro mundo de coisas tão pequenas nos parecem insignificantes mas que irão fazer toda a diferença na evolução do mundo de hoje, prevejo que seja para o bem te todos nós!

    Max Planck e a Física Quântica – Vídeo

    Muito Amor e Sucesso para Você

     

    Ed Isidro

     

     

     

     

     

    comments_think_1

     

     Sobre o Autor

    Edmundo Isidro, gosta de pintura artística , pratica Reiki , o desenvolvimento pessoal e espiritual tem uma grande importância na sua vida, procurando aprender um pouco mais cada dia.

    Como tal ele criou este Blog de forma a ajudar outros a sentirem-se melhor , com mais energia positiva, de forma a viver a vida, como deve ser vivida.

    Google

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *